A escolha e nomeação de líderes na igreja de Cristo é um processo de vital importância, cuja eficácia é comprometida por dois posicionamentos extremos.
Por um lado, muitas pessoas potencialmente capacitadas pelos parâmetros apresentados nas Escrituras não se imaginam atuando como líderes, pois têm seus conceitos sobre liderança permeados por paradigmas humanos, ultrapassados e não valorizados por Deus.
Para estas pessoas, os líderes têm habilidades naturais que não podem ser aprendidas. Pensam que líderes são aqueles indivíduos visivelmente percebidos como tal, porque tendem a impor melhor suas idéias e conseguem manifestar sua influência sobre outros com muito mais intensidade do que são influenciados por estes.
Indivíduos com esse perfil são rotulados de "líderes natos" - aqueles superdotados no campo dos relacionamentos - cuja ascendência nas relações é notada desde a mais tenra idade. O sentimento de incapacidade é inevitável para muitos que possuem esse elevado e distorcido conceito sobre liderança cristã. Como conseqüência, a igreja de Cristo fica desfalcada de pessoas de valor que poderiam atuar com muita relevância na sua edificação.
Por outro lado, as demandas carentes de líderes se avolumam e mesmo imbuídos da mais nobre intenção de fazer com que as coisas na igreja aconteçam, somos impulsionados a nomear líderes ignorando as orientações bíblicas que deveriam nortear este ato.
As escolhas são direcionadas pela necessidade e, quando muito, por aquilo que se conhece das credenciais humanas, mas não pelos critérios apresentados nas Escrituras.
As experiências profissionais, as habilidades naturais e às vezes somente o fato de alguém aceitar o desafio são os elementos considerados suficientes para conduzir o processo. Como conseqüência, a igreja de Cristo acaba sendo liderada por pessoas biblicamente desqualificadas, cujas atuações são altamente prejudiciais à saúde do Corpo de Cristo.
Em um extremo verificamos a busca pelos poucos naturalmente superdotados e no outro extremo a postura de que qualquer um serve.
À luz dessas considerações, faz-se necessário desmistificar a liderança cristã, sem diminuir sua grandiosidade, e buscar na Palavra de Deus os princípios estabelecidos por Ele para colocar alguém nesta posição.
Se quisermos atuar em obediência ao Senhor, não podemos admitir procedimentos que ignoram Seus critérios para a escolha dos líderes da Sua igreja.
A Palavra de Deus nos apresenta em 1Timóteo 3 e Tito 1 os parâmetros essenciais para a escolha dos oficiais da igreja de Cristo, sejam eles bispos (ou supervisores), sejam eles diáconos. Os candidatos a líderes na igreja de Cristo, quer liderando algum ministério, quer atuando no diaconato, deveriam ser submetidos ao crivo dessas passagens. São essas qualificações que Deus espera encontrar nos candidatos a líderes do Seu rebanho.
Com isto em mente, destaquemos alguns aspectos essenciais derivados de uma análise mais cuidadosa dessas duas passagens:
Em primeiro lugar é interessante perceber que não vemos nessas passagens a busca por aquelas habilidades normalmente esperadas em um "líder nato". Deus não busca pessoas que "vendam bem suas idéias", ou que influenciem outros com sua personalidade forte, ou mesmo que possuam experiências significativas no mercado de trabalho.
Pelo contrário, Deus estabelece características que são virtudes cristãs acessíveis a todo servo fiel, e que podem ser didaticamente agrupadas da seguinte forma:
- Possuir um lar bem constituído (marido de uma só mulher, filhos fiéis e bem comportados sob disciplina - "pois se alguém não lidera a própria casa como cuidará da igreja de Deus?". A hospitalidade requerida do líder também está relacionada com seu lar - é como se ele dissesse "podem ficar em casa - não tenho nada a esconder!").
- Comportar-se exemplarmente (irrepreensível, bom testemunho dos de fora, primeiramente experimentado, justo, fiel em tudo, piedoso, respeitável, amigo do bem).
- Exalar humildade (modesto, não arrogante, não neófito - para não se ensoberbecer).
- Comunicar-se com santidade (uma só palavra, não maldizente)
- Manifestar autocontrole (domínio de si, sóbrio, temperante, não violento, inimigo de contendas, cordato, não dado ao vinho)
- Apresentar desapego material (não avarento, não cobiçoso de torpe ganância).
- Manejar bem a Palavra da Verdade (apto para ensinar, apegado à palavra fiel, poder para exortar no reto ensino e convencer os que contradizem).
Em segundo lugar é necessário admitir, como desdobramento natural desse entendimento aliado à disposição de obedecer ao Senhor, que será necessário em alguns contextos tomar a corajosa decisão de não realizar alguma obra por falta do obreiro qualificado, ou não preencher algum cargo pela mesma razão.
Finalmente, em virtude deste cenário avaliado, é imperativo ressaltar a importância de se investir em vidas, através do discipulado cristão, como plataforma de formação e capacitação de líderes.
Idealmente, uma igreja sadia deveria ter mais pessoas qualificadas, ou líderes em potencial, do que líderes em exercício - pois as virtudes esperadas dos líderes são na verdade manifestações da piedade, que são, a rigor, o padrão de Deus a ser almejado por todos os seus filhos.
Reprodução Autorizada desde que mantida a integridade dos textos, mencionado o autor e o site www.institutojetro.com e comunicada sua utilização através do e-mail artigos@institutojetro.com
URL: http://www.institutojetro.com/Artigos/lideranca_geral/quem_pode_ser_lider_na_igreja_de_cristo.html
Site: www.institutojetro.com
Título do artigo: Quem pode ser líder na Igreja de Cristo?
Autor: Vlademir Hernandes
Publicado em 24.04.2009
Depoimentos
Um tema muito relevante para nossos dias precisamos de mais encontros como esse, foi muito bom!
Pr Reinaldo Routh da Cruz
Pastor da Primeira Igreja Batista do Jd Maria Antonia – Sumaré
Associação ABCLESP
Foi muito boa a palestra que ouvi, o Pr Mark foi Bíblico, Coerente e Convincente. Mandou bem!
Pr Claudinei Nascimento
Pastor da Igreja Batista do Bom Retiro em Sumaré
Associação ABCLESP
De profunda edificação e de uma reflexão séria sobre o que a Bíblia deixa claro para nós.
Pr Manoel Pedro
Pastor da Igreja Batista do Guanabara – Presidente da Associação Batista de Campinas e Adjacências
Nunca ouvi alguém falar com tanta propriedade, convicção e segurança sobre este assunto, não existe como refutar essas argumentações, só se quiser inventar coisas…..
Pr Marcos Gomes
Pastor da Primeira Igreja Batista em Limeira
Pastor presidente da Subsecção Ordem dos Pastores da Associação ABAMCESP
Abordagem biblicamente fundamentada e pastoralmente compassiva de um tema tão importante, que requer fundamentação bíblico-teológica e não argumentação baseada em experiências práticas e ditas pessoais com Deus (fruto de uma cosmovisão existencialista e neo-ortodoxa). Graças a Deus pela vida de Mark Ellis, que conseguiu com maestria atingir o seu objetivo.
Pr Leandro Borges Peixoto
Pastor da Igreja Batista Central de Campinas
Provou Biblicamente a inviabilidade do Ministério Pastoral Feminino
Pr Valdecir Lenço
Pastor da Primeira Igreja Batista em Louveira
Presidente da Associação de Jundiaí
“Quem participou do encontro, independente da sua postura frente ao tema abordado, se deparou com uma reflexão profunda das Escrituras Sagradas, fruto de uma exegese séria que foi exposta de forma serena e muito respeitosa.”
Pr. Lazarini (Pastor e escritor, Coordenador Acadêmico e Professor de Grego, Exegese e Novo Testamento da Faculdade Teológica Batista de Campinas).
Já promovi cafés de pastores de diversas personalidades evangéllicas, mas esta experiência foi sem igual devido a profundidade\erudição e ao mesmo tempo a profunda humildade do querido Mark, nos diversos encontros antes do dia 27 oramos muito, ele é muito piedoso!
A Leitura das Obras de Wayne Grudem sobre o assunto me trouxe uma renovação do amor pela minha esposa, e admiração pelas diferenças que Deus arquitetou.
Pr Cristiano Scuciatto
Presidente da OBPP Subsecção Campinas
Áudio1
Áudio2
Para fazer o download do Áudio 1
Clique Aqui
Para fazer o download do Áudio 2
Clique Aqui
Para fazer o download do Slide
Clique Aqui
Bibliografia sobre o movimento Feminista evangélico
Clique Aqui
Verdade ou Unidade: qual é o mais importante?
Clique Aqui
Convenção Batista do Sul se desliga da Aliança Batista Mundial por homossexualismo
Clique aqui
Boa Reflexão!!
Cristiano
Compartilho a apresentação do querido Pr Jeremias Pereira da 8 IP de BH sobre este tema baseado no livro: Uma Igreja de Alto Impacto
Faça o download desta apresentação em
https://docs.google.com/present/edit?id=0AWVaq-Hw2BXCZDY0d3d4Nl83M2NjdjZ4N2M2&hl=pt_BR
Como podemos estabelecer ou reavivar igrejas para que essas possam impactar profundamente suas comunidades e o mundo?
Este livro responde a essa pergunta crucial com um modelo integrado de liderança espiritual, dinâmicas de grupo, ministérios, cultos poderosos e uma grande dependência do Espírito Santo. Esses fatores juntos podem levar igrejas a um crescimento explosivo e a uma atuação impactante em suas comunidades. "Linus Morris vai provocar você, de uma ou de outra forma, a avaliar seu ministério pastoral, sua visão de igreja, e sua estrutura eclesiástica. Você pode (e deve) questionar o que ler, mas não poderá ignorar este livro."
Carlos Osvaldo Pinto - Reitor, Seminário Bíblico Palavra da Vida
"
"Sem dúvida, Deus está fazendo maravilhas hoje em dia por meio da influência significativa de igrejas de "alto impacto". O Espírito Santo é a visão de líderes-chave para encontrar novas maneiras de contatar e influenciar os "desigrejados"... Eu me alegro em recomendar este livro e sua influência."
Ted Engstrom - Presidente Emérito, Visão Mundial
Uma igreja de alto impacto é recomendado pelos mais diversos segmentos da igreja:
"O trabalho do autor foi completo e magistral ao assinar uma quantidade enorme de dados, adquiridos por meio de preleções e extensa leitura, e aplicá-los ao tópico escolhido. Esta obra é um blockbuster..."
Eddie Gibbs
Professor, Seminário Teológico Fuller
"Uma igreja de alto impacto é um ótimo casamento entre uma teologia saudável da igreja e uma compreensão da sociedade moderna. As crianças resultantes desse casamento são comunidades cristãs de crescimento vertiginoso que estão ganhando o mundo para Cristo. Esta é a melhor ferramenta para aqueles que desejam ver a igreja crescer."
Arnold Van Heusden
Diretor, Associação Nacional de Evangélicos (Holanda)
"Acredito que Morris sintetizou os conceitos com clareza e poder; posso voltar à minha congregação e partilhá-los com ela. Obrigado por ajudar-me a solidificar minha própria visão e paixão pelo ministério!"
Greg MacRobbie
Pastor, Igreja Batista de Trenton (Canadá)
"A plantação de igrejas está no coração do plano de Deus para cumprir a Grande Comissão...
"Este livro apresenta princípios que são válidos em qualquer cultura, em qualquer lugar do mundo. As preleções baseadas em
Sobre o autor:
Dr. Linus Morris possui um doutorado pelo Seminário Teológico Fuller e um mestrado pelo Regent College. Sua experiência eclesiástica em diversas culturas deu-lhe o know-how necessário para que escrevesse este livro que tem influenciado centenas de igrejas nos mais diversos recantos do planeta.
ISBN: 85-7325-334-7 Editora: Mundo Cristão
Páginas: 408 Ano: 2003
Tambem recomendo o livro
Quando falam em igrejas que crescem de forma assustadora, muitas pessoas mostram-se desconfiadas e ensinuam que crescimento fora do comum podem ser indício de teologia duvidosa, centrada unicamente no homem com seus desejos de consumo espiritual, ou sinal de proselitismo disfarçado, pois, afirma-se, a maioria dos membros já era convertida e simplesmente veio de outras igrejas. Sem negar essa realidade, Bob Russell garante que há outra realidade a ser afirmada: há igrejas que crescem de forma admirável sem fazer concessões de natureza teológica e sem pescar em aquário alheio.
Sua igreja, a Southeast Christian Church, nos Estados Unidos, que originalmente contava com pouco mais de 50 membros, atingiu uma freqüência de quase 14 mil pessoas por final de semana em pouco mais de três décadas de existência.
Este livro, porém, não é unicamente a história de sua igreja. É muito mais do que isso. O autor defende a existência de princípios que conduzem as igrejas ao crescimento e que valem para todas as épocas e para todas as culturas. Os métodos que o autor empregou na igreja americana podem não ser adequados à sua igreja. Não podemos enfrentar Golias vestindo a armadura de Saul. Não devemos copiar o estilo de outra pessoa. Temos de ser nós mesmos e adaptar-nos à cultura da qual participamos. Entretanto, os princípios que formam a base para esses métodos - os dez princípios apresentados neste livro - devem estar presentes em qualquer igreja que deseja glorificar a Jesus Cristo. Uma leitura atenciosa mostrará ao leitor que os ingredientes secretos são os próprios princípios e não a maneira como os empregamos.
Dez princípios bíblicos testados e aprovados pela experiência de um pastor cuja igreja com pouco mais de 50 membros chegou a atingir uma freqüência de 14 mil pessoas nos fins de semana. Uma perfeita combinação de teologia saudável e experiência prática.
Editora: Vida Nova
Autor: BOB RUSSELL & RUSTY RUSSELL
ISBN: 8527503085 Ano: 2003 Edição: 1 Número de páginas: 280