Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Uma análise das características dos grandes pregadores e seus sermões - Dr. Jerry Stanley Key

 

 

1. Os grandes pregadores em qualquer época levam muito a sério a chamada de Deus para pregar a Boa Nova. Reconhecem que são porta-vozes de Deus e devem a Ele sua lealdade e obediência. (I Cor 9:6 e Jr 20:9)

2. Eles entendem que a pregação é a atividade mais importante do seu ministério. O preparo e pregação de sermões é uma prioridade em suas vidas.

3. Eles são evangelistas fervorosos e têm fé que Deus vai usá-los na conversão de pessoas sem Cristo.

4. São íntegros e autênticos, e a pregação não é somente o que fazem, mas antes é o que são. Têm a confiança do povo, de que são "homens de Deus".

5. Eles continuam a crescer e a ter experiências novas com Deus.

6. Os grandes pregadores são caracterizados pela sua fé, entusiasmo e gozo em Cristo.

7. Eles procuram se identificar com o povo, amam o povo e em seus sermões procuram satisfazer as necessidades do povo.

8. O estudo dos grandes pregadores demonstra como eles gostam de pregar, e como aproveitam todas as oportunidades possíveis para anunciar a Palavra.

9. São estudantes da Palavra de Deus, com o desejo insaciável de ler e juntar informações e idéias sobre os textos escolhidos para seus sermões. Eles têm certeza de que a Bíblia é a Palavra de Deus.

10. Os grandes pregadores de todas as épocas pregam com idéias lógicas e simples.

11. Usam de imaginação, criatividade e humor. Sempre estão procurando idéias e ilustrações para sermões.

12. Suas mensagens não são teóricas e abstratas, somente com fatos e detalhes do texto bíblico. Pregam mensagens práticas, aplicáveis à vida dos ouvintes. Envolvem o povo em suas mensagens, com aplicações objetivas, práticas, pessoais e dinâmicas.

13. Utilizam suas próprias personalidades e desenvolvem seus próprios métodos de proferir sermões. Não imitam os outros, mas deixam uma marca distinta em seus ministérios de púlpito.

14. São interessados na técnica da comunicação, no uso da voz, na gesticulação e em toda a arte da comunicação com o corpo.

15. Dão muita ênfase à boa música nos cultos.

16. A maioria dos grandes pregadores em todas as épocas são escritores. Blackwood ensina que se quiser pregar bem, você deve desenvolver a arte da palavra escrita, aprendendo a colocar suas idéias no papel. A arte de escrever envolve disciplina, precisão de idéias, aumento do poder descritivo, capacidade de auto-crítica, atenção a detalhes da gramática, concordância, etc. Mas os sermões escritos não devem ser lidos.

 

 

 

O e-mail do Pr.Jerry Key é: jskey@juno.com

 
Veja abaixo uma pequena biografia
 
 
Biografia
Jerry Stanley e Joana Key
 
Jerry Stanley Key nasceu em 23/07/1932 e foi batizado aos 7 anos de idade. Joana nasceu em 23/06/1930 e foi batizada em 1950, pelo próprio esposo, Pr. Key, pois a denominação a que pertencia desde a infância não praticava o batismo por imersão.
 
O professor Jerry Key começou a lecionar no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil em 1961, permanecendo neste posto por mais de 35 anos. D. Joana foi professora de piano no STBSB durante 28 anos.  Ela já era formada em Administração de Empresas e no Brasil formou-se Bacharel em Música Sacra pelo próprio Seminário do Sul. Além do STBSB, Jerry Key foi também professor de Homilética (e algumas vezes de "Missões"), no IBER (Instituto Batista de Educação Religiosa) de 1968-1992 (25 anos).
 
O casal Key é fundador das seguintes igrejas: Igreja Batista Memorial da Tijuca, onde serviu como pastor titular de janeiro de 1968 até agosto de 1978; Primeira Igreja Batista da Barra da Tijuca, onde também serviu como pastor, até passar a tarefa ao pastor Joarês Mendes de Freitas, que estava no último ano no Seminário do Sul.
 
Pr.Key pastoreou ainda, na década de 1960, a Primeira Igreja Batista da Fundação, em Guadalupe, e foi também responsável pela implantação da Igreja Batista de Camboatá, na região de Guadalupe. A Igreja Batista Boas Novas, em Vila Isabel, foi a última igreja em que atuou como pastor, de 1983 a 1993, tendo como um de seus auxiliares o Pr.Valmir Viera. Naquele período foi também responsável para lançar as bases da Igreja Batista de Vila Isabel e da Igreja Batista Missionária de Riachuelo.
 
Quanto aos livros publicados, destaca-se o famoso José da Silva, Um Pregador Leigo, escrito na década de 1960 e que chegou a ter nove edições e 29.000 exemplares. O livro básico sobre a homilética é:  O Preparo e a Pregação do Sermão, (O Preparo e a Pregação de Sermões  Bíblicos) que está na 3ª edição (416 páginas), que é a base das matérias chamadas Homilética I e II no Seminário do Sul. O livro foi traduzido para Espanhol e lançado em 2008 no mundo onde falam Espanhol. Em poucos meses já está na segunda edição.
 
Escreveu também capítulos em 3 livros editados por outros, além de ter publicado cerca de 400 artigos em mais de 20 revistas do Brasil e dos Estados Unidos.

Nenhum comentário: