NO CAFÉ DO DIA 15\08 HAVERÁ SORTEIO DE UM CURSO DO SEDI!
Você se lembra de quando Deus o chamou para o ministério? Lembre-se da sua alegria, dos seus sonhos, da “chama” que esquentou sua alma ao pensar que Deus o estava convidando para um serviço tão precioso: ajudar pessoas a entrar em um relacionamento com Deus, a receber a vida eterna e a aprender a andar em comunhão com Ele.
Todos nós, porém, em algum momento, acabamos por perceber a realidade da dureza do trabalho, seja com críticas da membresia, com apertos financeiros, ou mesmo com a decepção de investir na vida de alguém e não obter os resultados esperados.
Por outro lado há homens que têm criado um grande impacto nas vidas de suas comunidades e além. São pastores que multiplicaram seus ministérios e estão realizando o objetivo de seus sonhos: serem usados por Deus para aumentar o Seu Reino. Quase todos estes pastores têm algo em comum: um ministério forte no mentoreamento dos homens que Deus está chamando.
Um desses homens é o pastor Ary Velloso. Conhecido por seu ministério com a SEPAL e por seu trabalho na Igreja Batista de Morumbi, ele considera que o seu maior ministério era e é o investimento na vida de futuros líderes. Ele está tão convencido da importância deste ministério que hoje este é o foco de todo o seu trabalho. O legado que ele quer deixar para trás é um exército de “homens fieis, idôneos, para ensinar aos outros”.
Um dos pastores em cuja vida o pastor. Ary investiu é o pastor Fernando Leite, fundador da Igreja Batista Cidade Universitária (Campinas, SP). Se perguntássemos a ele qual é o seu segredo, ele responderia que é um ministério forte na Palavra, e investimento forte nas vidas dos líderes.
O sucesso destes pastores deve ser um encorajamento para todos, porque ele não é derivado de métodos exóticos ou da participação em um seminário específico. Ele veio através do foco no aspecto mais importante e responsável pelo crescimento da igreja: a formação e a multiplicação de novos líderes. Isso não deve ser uma surpresa para nós, pois, em toda a história, a saúde espiritual do povo de Deus sempre dependeu da qualidade de sua liderança. Moises preparou Josué; Elias preparou Eliseu; Jesus investiu nos doze; Paulo investiu em Timóteo, Silas e vários outros, mandando-os identificar homens fiéis e também prepará-los para entrar no ministério. O pastor que se dedica à obra de chamar, discipular, avaliar, e finalmente, enviar os líderes do futuro, nunca vai sentir que não está cumprindo o seu chamado.
Então, pastor, podemos lhe fazer uma pergunta? Cadê o seu Timóteo?
Existem dois motivos comuns que atrapalham muitos pastores de entrar neste ministério. O primeiro é a ideia de que a preparação de futuros líderes é papel exclusivo do seminário. Não nos entenda mal. Reconhecemos que o seminário tem seu valor, mas isso não envolve substituir o papel da igreja local. Insistimos:
O seminário pode formar seminaristas,
Mas somente um pastor pode formar novos pastores.
Os professores nos seminários, por mais dedicados que sejam, não conseguem acompanhar o desenvolvimento pessoal, espiritual e ministerial com a mesma eficácia de um pastor. Ninguém vai amar mais seus “Timóteos”, ou entender mais seus dons e potenciais, seus corações e paixões, bem como suas imaturidades e falhas, do que você.
O segundo motivo pelo qual muitos pastores não estão mentoreando os chamados é porque eles não se sentem aptos para cumprir essa tarefa. Eles não sabem por onde começar e não têm as ferramentas necessárias para mentorear os que Deus está chamando ao ministério.
O SEDI (Seminário Digital) é uma nova iniciativa sendo lançada exatamente com esse objetivo: encorajar pastores a encontrarem o ministério de seus sonhos assumindo o seu papel bíblico na criação dos líderes do futuro. Queremos também que os pastores tenham todas as condições de desempenhar com confiança o papel que lhes cabe através do fornecimento de matérias didáticas destinadas a isso.
O SEDI disponibilizará matérias didáticas no nível de um seminário teológico, com um conteúdo de alta qualidade, mas de fácil assimilação, acessível através de múltiplas mídias. Os cursos serão administrados por professores e pastores indicados por sua qualidade de conhecimento e habilidade ministerial. Dessa maneira, você tem uma excelente alternativa ao envio de seus líderes emergentes para o seminário. Você, como pastor, tem a oportunidade de “convidar” mestres de confiança para sua igreja, enquanto continua acompanhando o desenvolvimento pessoal, espiritual e ministerial de seus “Timóteos”. Começando com as quinze matérias consideradas as mais importantes no desenvolvimento dos chamados, o SEDI pretende providenciar cursos equiparados a um bacharelado completo: tudo dentro da sua igreja sob seu acompanhamento pastoral.
Reconhecemos, porém, que adquirir um diploma é importante, especialmente se seus mentoreados pretendem entrar no ministério em tempo integral. O SEDI já está alinhavando parcerias com alguns seminários no Brasil, para que eles possam atribuir créditos aos cursos completados no SEDI. O participante deverá cumprir as tarefas, leituras e provas sob a supervisão do pastor ou seu representante.
Caro pastor, o SEDI foi lançado porque acreditamos em e afirmamos o seu ministério. O lugar bíblico para a formação de líderes emergentes está na sua igreja, sob a sua liderança e mentoreamento como pastor. Entre em contato conosco e permita que o SEDI forneça as matérias para viabilizar sua parte neste processo!
Maiores informações
Pr Cristiano Scuciatto
Igreja Batista Cidade Universitária
(19) 9105-9159 (VIVO)
Assista o vídeo do SEDI
Veja o catálogo de cursos CLIQUE AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário